"Logo a fé vem pelo ouvir, e o 
ouvir vem pela palavra de Deus"
Romanos 10:17

   GALERIA DA CIDADE BARRA DO PIRAÍ

        PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE     

        CINE SHOW BARRA DO PIRAÍ

    LOCALIZADO MERCADO MUNICIPAL

   PRAÇA NILO PEÇANHA O PINT CIDADE

             ALDEIA DAS ÁGUAS

                     LOCALIZAÇÃO
        BR-393 - S/N - BARRA DO PIRAÍ

          Á CIDADE DE BARRA DO PIRAÍ - RJ

   Á HISTORIA DA CIDADE DE BARRA DO PIRAÍ

Os primeiros habitantes conhecidos da região do atual município de Barra do Piraí foram os índios xumetos, pitas e araris, também chamados de coroados[7]. Durante ociclo do ouro em Minas Gerais e Goiás, no século XVIII, diversas trilhas de tropas demulas cruzaram a região do atual município, levando ouro para o litoral e mantimentos para as minas[7].

O povoamento de origem portuguesa de Barra do Piraí teve início em terras desesmarias doadas em 1761 e 1765 a Antônio Pinto de Miranda e Francisco Pernes Lisboa. Com área de uma légua em quadra, ficavam situadas nas margens direita e esquerda do rio Piraí, em sua confluência com o Paraíba do Sul. Os primeiros colonizadores foram membros das famílias Faro e Pereira da Silva. Grandes senhores de escravos, dedicaram-se à agricultura e, em pouco tempo, dominaram a região cafeeira, serra acima.

Em 1853, as primitivas sesmarias ficaram interligadas pela ponte que o comendador Gonçalves Morais mandara construir. Perto dela, levantou-se o Hotel Piraí e, mais tarde, novas edificações. A esse tempo, na margem oposta do Paraíba, os comendadores João Pereira da Silva e José Pereira de Faro, futuro barão do Rio Bonito, ergueram o pequeno povoado de Santana.

O rápido desenvolvimento do lugar, onde se realizavam grandes transações comerciais, propiciou a inauguração de uma estação da Estrada de Ferro Central do Brasil a 7 de agosto de 1864. Em seguida, iniciou-se a construção dos ramais mineiro e paulista.

Barra do Piraí foi a primeira cidade emancipada no regime republicano. Sua emancipação deu-se em 10 de março de 1890 e seu emancipador foi José Pereira de Faro, o terceiro Barão do Rio Bonito.

População

Possui uma população de 97,5 mil habitantes (IBGE/CIDE – 2016); um comércio muito desenvolvido e variado; várias agências bancárias; indústrias grandes, médias e pequenas; e plena possibilidade de crescer. Além disso, possui energia elétrica; facilidade de abastecimento de gás natural; facilidade de transporte rodoviário e ferroviário, dada a sua ótima localização, uma vez que é próxima a estrada de rodagem BR393 (Lúcio Meira), que vai de Volta Redonda a Três Rios ligando a Presidente Dutra, ligando-se aos grandes centros: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Rodoviário

Barra do Piraí é cortado pela Rodovia Lúcio Meira (BR-393), a Antiga Rio-Bahia e tem ligação com a Rodovia Presidente Dutra por meio da RJ-145.


              LOCALIZADA EM BARRA DO PIRAÍ Á RÁDIO GOSPEL FM 105.3 

Copyright 2015 - 2015 -Todos direitos reservados a Rádio gospel 105

 Web Site Hit Counter

Contador de Visitas

Tenha você também a sua rádio